21 de julho de 2013

Dia do amigo

Hey!

E ontem foi o dia do amigo, todo mundo enviando mensagens para essas pessoas tão especiais, pessoas que gostaríamos que fossem da nossa família, mas alguém sabe realmente de onde surgiu a ideia de comemorar uma data tão legal como essa? Eu dei uma pesquisada e resolvi compartilhar com vocês, não sei como eu nunca tive a curiosidade de saber sobre isso antes.


Origem

Durante o século XXI, foram criadas várias iniciativas para a celebração de um Dia da Amizade em distintas partes do Mundo. Nos Estados Unidos e em partes da Ásia divulgou-se o primeiro domingo de agosto como o dia de entrega de cartões e presentes entre amigos, e celebrações similares se formaram em distintos países da América do Sul e Europa em diferentes datas.

A iniciativa para o estabelecimento de um Dia do Amigo reconhecido internacionalmente teve como antecedente histórico a Cruzada Mundial da Amizade, que foi uma campanha em favor da valorização e realce da amizade entre os seres humanos, de forma a fomentar a cultura da paz. Foi idealizada pelo médico Ramón Artemio Bracho em Puerto Pinasco, Paraguai em 1958. A partir desta ideia, se fixou o 30 de julho como Dia da Amizade.

Na Argentina, a data foi criada pelo médico argentino Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis".

Comemoração

O Dia do Amigo é uma data proposta para celebrar a amizade entre as pessoas. No Brasil, Uruguai e Argentina, a data mais difundida para esta celebração é 20 de julho, aniversário da chegada do homem a lua. Em 27 de abril de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas resolveu convidar todos os países membros a celebrarem o Dia Internacional da Amizade em 30 de julho.

Em 27 de abril de 2011, durante o sexagésima quinta sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, dentro do tratamento da "Cultura de paz", se reconheceu "a pertinência e a importância da amizade como sentimento nobre e valioso na vida dos seres humanos de todo o mundo" e decidiu-se designar como Dia Internacional da Amizade o 30 de julho, em concordância com a proposta original promovida pela Cruzada Mundial da Amizade. A iniciativa foi apresentada conjuntamente por 43 países (incluindo o Brasil e quase todos os países sul-americanos), e foi aceita unanimemente pela Assembleia Geral.

No Brasil, apesar de não ser instituída por lei, o dia do amigo é também comemorado popularmente em 18 de abril. No entanto, o país também vem adotando a data de 20 de julho, sendo inclusive instituída oficialmente em alguns estados e municípios.

Depois de ter feito essa pesquisa rápida, eu fiquei realmente confusa em relação a data exata do dia do amigo, em todo caso por que não comemorar em todas as datas? Afinal, ninguém precisa realmente de um dia específico para dar aquele abraço apertado no seu amigo, aquele que passou por muitas coisas ao seu lado e que com certeza vai passar muitas outras na vida. Aproveitem sempre todos os momentos com os amigos, sejam eles bons ou ruins, isso realmente não importa, o que realmente interessa é ter essas pessoas especiais ao seu lado sempre, e dar valor para elas, pois nunca sabemos quando pode ser a última vez que as veremos. Mesmo que seja atrasado, não custa nada desejar "Feliz dia do amigo" para seus amigos, e dizer que você ama eles, já que existem muitas formas de amar!!





Fonte da pesquisa: Wikipédia
Fonte das fotos: We ♥ It

Love,kisses & rockets
da Mandy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos e ajudam no feedback do blog ♥
Comentário com conteúdo de baixo calão ou preconceituoso, serão excluídos.