6 de agosto de 2013

Cartas do Papai Noel - J.R.R Tolkien

Hey!

Sou muito viciada em Senhor dos Anéis e muito fã do J.R.R Tolkien, acho que as obras dele são incríveis e de uma imaginação imensa, e não podia deixar de ler este livro.


Todo mês de dezembro um envelope com um selo do Polo Norte chegava para os filhos de J.R.R Tolkien. Dentro dele, uma carta à mão com letra trêmula e estranha e um lindo desenho colorido. Isso tudo era do Papai Noel, narrando histórias incríveis sobre a vida no Polo Norte.

Nesse pequeno e fofo livro se encontram as cartas que o autor J.R.R Tolkien escreveu para seus filhos entre 1920 e 1943. A edição é maravilhosa, as folhas brancas e grossas possuem um cheiro muito bom, me faz pensar na minha infância e alguns de figurinhas. A leitura é gostosa e divertida, a cada carta temos conhecimento de algo inusitado e engraçado que aconteceu no Polo Norte.
"Meus queridos meninos,
Este ano estou mais trêmulo do que normalmente, Culpa do Urso-Polar do Norte! Foi o maior estouro do mundo, e o fogo de artifício mais monstruoso que já houve. Fez o mastro do Polo Norte ficar preto!" pág: 24

Também temos acesso a desenhos que ilustram algumas das cartas, todos muito belos e feitos pelo próprio Tolkien, estes desenhos são extremamente coloridos e engraçados pois assim como as cartas, eles parecem feitos por mãos trêmulas.

Infelizmente não são todas as cartas que possuem desenhos, mas mesmo sem eles não é difícil imaginar as peripécias de Papai Noel, o Urso Polar do Norte, os Gnomos Vermelhos, Trasgos, Homem de Neve, vovô Yule, o irmão verde do papai Noel, Urso das Cavernas, Paksu, Valkotukka, Ilbereth e tantos outros personagens desta grande família natalina.
"Quando digo ao Urso-Polar que a culpa é dele, ele simplesmente ri, e se enrola no meu tapete da lareira e só faz roncar." pág: 35
Ao ler este livro, voltamos a ser crianças e a acreditar mais no espirito natalino e que o bom velhinho nos conhece melhor que qualquer um. Mas não é só de diversão quer as cartas são compostas, em algumas delas percebemos a maneira sutil com a qual Tolkien lido com acontecimentos do mundo e acaba trazendo as crianças para a realidade, em especial a guerra, e verdade que as vezes nem tudo são flores.

Não importa sua idade, esse livro vai encantar a todas as faixas etárias e no fundo da até vontade de escrever cartas para os filhos em todos os natais.



Onde comprar o livro? Livraria Cultura / Livraria Saraiva

P.S: Alguns dos desenhos do livro.

Love,kisses & rockets
da Mandy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos e ajudam no feedback do blog ♥
Comentário com conteúdo de baixo calão ou preconceituoso, serão excluídos.