8 de junho de 2015

Mentirosos - E. Lockhart

Hey!

Hoje eu vim falar para vocês de um livro que foi surpreendente para mim, mesmo com vários aspectos clichês, eu consegui aproveitar muito essa leitura e curtir como se estivesse realmente fazendo parte da história.


Nesse livro conhecemos a Família Sinclair, uma família rica, tradicional e e como toda boa família esconde seus segredos embaixo de tapetes caros e objetos de arte. Cadence é a neta primogêtina da família, e junto com seus primos Mirren e Johnny e o amigo Gat, formam o grupo Mentirosos, em meio a brigas e discussões dos mais velhos pela herença da família, eles tentam aproveitar o verão e viver a vida de acordo com o que acham certo sem se preocupar com questões fúteis como o dinheiro ou o nome da família. Mas coisas acontecem na ilha particular dos Sinclair, coisas que nem o tempo nem o dinheiro podem apagar, e acabe aos Mentirosos desvendar esses segredos enquanto aproveitam mais um verão juntos.


"Quando olhamos para o céu. Tantas estrelas. Parecia uma celebração, uma festa grandiosa e proibida que a galáxia fazia depois de colocar os humanos para dormir." pág 34

Eu imagino que muitas pessoas já leram esse livro, mas como ainda podem ter algumas que não leram vou dar o meu melhor e proteger vocês dos spoilers, e essa é a premissa da história, eu nunca tinha lido nada da autora antes mas só havia ouvido elogias a respeito de sua escrita e suas histórias, então resolvi dar uma chance a ela começando por Mentirosos, posso dizer que não me arrependi em nada. O livro é muito bem escrito e bem descritivo, ele é separado por partes e é como um quebra-cabeça, misturando o passado e o presente para que possamos desvendar o mistério que cerca a ilha Sinclair.



Os personagens são bem construídos, o avô todo austero e ao mesmo tempo amoroso a sua maneira, as tias e mãe de Cadence que mesmo sendo fúteis e estarem em constante competição, competição alimentada pelo avô, são em sua essência pessoas comuns, com medos e frustrações e desejos como qualquer um, os Mentirosos são os meus personagens favoritos, cada um com um temperamento e personalidade forte e questionadora, engraçados, que fazem a gente desejar primos/amigos/irmãos assim, eu quase me sentia parte da família, já Cadence, embora em alguns momentos seja um pouco cansativa, conforme caminhamos com a leitura percebemos que essas falhas não são tão ruins nela, e até compreendemos sua situação e modo de agir, que se modifica muito e para melhor ao longo do livro todo.

"- Está dizendo que meu avô acha que você é Heathcliff?
-Eu tenho certeza disso - diz Gat. - Um bruto sob uma superfície agradável, traindo sua gentileza de me deixar vir para sua ilha protegida todos os anos. Eu o traí seduzindo sua Catherine, sua Cadence. E meu castigo é virar o monstro que ele sempre viu em mim.
Fico em silêncio.
Gat fica em silêncio." pág 130

A história é bem estruturada, embora eu ache que alguns pontos poderiam ser melhorados, pois antes mesmo do fim do livro eu já havia "adivinhado" o tal segredo, acho que é pela minha bagagem literária, ou as pistas e afins eram um pouco fracos em alguns aspectos, mas isso não me incomodou de forma alguma na leitura, eu prefiro muito mais ver como os fatos aconteceram do que saber qual fato é esse, por isso quase nunca me importo com spoilers, eu prefiro mesmo é ver o desenrolar das situações e ações, e esse livro me cativou exatamente por isso, não pela minha descoberta precoce, mas como a autora montou toda a história e me surpreendi com os acontecimentos, realmente foi uma leitura muito boa.

O livro é todo lindo, a capa meio metálica e incógnita combina perfeitamente com a temática da história, além da narração "comum" temos também alguns "contos" ao longo do livro, que ilustram de forma fantasiosa histórias sobre a família Sinclair, isso deu um toque mais que especial ao livro e a história, deixando a leitura muito mais flúida. Recomendo esse livro para todos que gostam de mistério, férias de verão, histórias surpreendentes e claro uma dose de clichês para fechar com chave de ouro.







ISBN: 9788565765480
Ano: 2014
Páginas: 272
Editora: Seguinte
Nota: 5/5

Sobre a autora

E Lockhart nasceu em Nova York e fez doutorado em literatura inglesa na Universidade de Columbia. Deu aulas de redação, literatura e escrita criativa. Entre seus livros estão O histórico infame de Frankie Landau-Banks, livro de honra do Printz Award. Também é autora de Dramarama, The Boyfriend List e Fly on the Wall, e coautora de How to Be Bad,  com Lauren Myracle e Sarah Mlynowsky. Seus livros já foram traduzidos para mais de dez idiomas. Visite seu site.
www.emilylockhart.com





Love,kisses & rockets

Créditos das imagens
Fotografia e edição por Amanda Prado  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos e ajudam no feedback do blog ♥
Comentário com conteúdo de baixo calão ou preconceituoso, serão excluídos.