10 de julho de 2015

A Teoria de Tudo, Jane Hawking

Oláá! 

Hoje teremos resenha de um livro que eu gostei muito de ler, apesar dos pequenos desentendimentos que tivemos, fico feliz que tenha sido uma leitura prazerosa no final.


O livro trás a história de vida de Stephen e Jane Hawking, sobre o ponto de vista dela. Com uma narração bem minuciosa e cheia de detalhes, ela conta todos os aspectos da vida que levou ao lado de Stephen, desde o descobrimento da doença, as batalhas para mantê-lo ativo e sempre que necessário (e possível) ajudá-lo a ser um pouco mais independente. 

Stephen Hawking foi diagnosticado aos 21 anos com a doença chamada ELA (esclerose lateral amiotrófica), no auge de sua carreira acadêmica. Foi nessa época que Jane e Stephen se apaixonaram e como voto de confiança, Jane prometeu cuidar de Stephen em todos os momentos de sua vida e foi o que ela fez. 

Cada descoberta de Stephen, cada passo que Jane dava em sua carreira. Os filhos que tiveram e todas as dificuldades que Jane teve com criar os filhos pequenos e cuidar de uma pessoa com necessidades especiais. Ela conseguiu nos contar com um olhar único e muito sensível, todas as dificuldades e incertezas, os 25 anos que viveram juntos e a criação de três lindos filhos. 
"[...] enquanto todo mundo elogiava sua coragem e seu brilho [...] ela dissera a si mesma que devia haver alguém igualmente corajoso por trás dele, ou simplesmente ele não estaria ali."
A narração de Jane é bem lenta e minuciosa, trás muitos detalhes de suas vidas e de todo o percurso que passaram. Confesso que muitas vezes tive que parar a leitura pois me dava muito sono, demorei mais de duas semanas para concluir tal leitura, foi bem complicado. Mas quando acabou o livro, eu comecei a ver toda a situação com outros olhos, dando muito valor a Jane por tudo o que ela passou. Stephen Hawking não é uma pessoa fácil e Jane conseguiu contorná-lo, conseguiu cuidar para que ele se tornasse a grande pessoa que é hoje.


Fazendo uma breve comparação com o filme, ele mostra o lado bem mais romantizado da vida dos dois, não mostra todas as dificuldades que passaram, todas as mudanças de casa, as lutas pelos direitos das pessoas com necessidades especiais. O filme mostra breves momentos que valem a reflexão e vale muito a pena ser assistido. Eu amei o filme, tanto que me fez querer ler o livro, mas o livro trás uma visão da vida deles que eu não estava esperando. 

Não me leve a mal, eu gostei de tudo isso, porém a narração de Jane tem muitos detalhes, é bem vagarosa, cheia de nomes pessoais e de cidades que me fizeram ficar confusa. Os capítulos são curtos e cada um contém um tema, eu tiraria vários capítulos que não acrescentaram em nada na história.

NOTA: 3/5 - amei a história de vida deles e saber muitos detalhes que eu não fazia ideia, mas poderia ter evitado muitos capítulos, as 448 páginas foram bem arrastadas e dificultou bastante o desenvolvimento da leitura.

A Teoria de Tudo, Jane Hawking
ISBN-13: 9788567028514
ISBN-10: 8567028515
Ano: 2014
Páginas: 448
Editora: Única


Love, kisses & rockets
Créditos das imagens
Imagens e Edição: Rosana Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos e ajudam no feedback do blog ♥
Comentário com conteúdo de baixo calão ou preconceituoso, serão excluídos.