23 de setembro de 2015

The Beatles vs The Rolling Stones: A grande rivalidade do Rock 'n' Roll - Jim DeRogatis e Greg Kot

Hey!

A resenha de hoje é sobre um livro que estava na minha estante há algum tempo, eu comprei ele numa promoção maravilhosa da Submarino, por apenas R$9,90 , e esse mês ele acabou sendo uma das leituras sorteadas da minha TBR Jar, e foi uma leitura bem bacana!



O livro, como o nome já diz, é um debate saudável sobre as duas maiores bandas de Rock da historia, Jim e Greg, fazem uma análise detalhada de cada aspecto das bandas, como tudo começou, seus integrantes e suas funções nas bandas, influências, discos, vidas pessoais, conflitos e os caminhos que cada banda seguiu. 


Esse livro lindão, é uma conversa entre dois entendedores de música e apaixonados por Rock 'n' Roll, ele é feito em forma de diálogo e você sente como se realmente participasse dele, ele foi escrito de forma tão descontraída e informal que eu mal percebi a leitura fluir. Com momentos bem engraçados, que você quase ouve a voz dos autores comentando, rindo ou debatendo fortemente sobre os discos, as fases de cada banda e a personalidade dos seus integrantes.

Um dos pontos fortes que me fizeram interessar pelo livro é o fato de saber mais sobre os Beatles que eu amo, e também para conhecer um pouco mais sobre os Rolling Stones, eu particularmente conhecia bem pouco da história da banda, e esse livro abriu ainda mais meus horizontes em relação às duas bandas, DeRogatis e Kot expõe bem as duas bandas em todos os seus acertos e falhas também, e não poupam na hora de falar bem ou mal de algo, eles não levam apenas em consideração a opinião e gosto deles, mas analisam as duas bandas de forma bem técnicas, afinal os dois entendem muito sobre música em geral; achei isso muito interessante do livro, pois apesar de ser um livro sobre duas bandas "rivais" feito por fãs, eles deixam de lado o gosto e focam no conteúdo das bandas e o que foi bom ou ruim de cada uma delas nas diversas fases que os integrantes passaram, e arriscam até a comentar sobre momentos engraçados ou de loucura de ambas as bandas. 
"[...] Mas você está certo em dizer que as duas bandas estavam em pé de guerra e exaustas da celebridade e dos problemas da fama, apesar de usufruírem dos privilégios que a acompanham. Todos esses músicos se perguntavam qual era o sentido disso tudo e tentavam retomar sua paixão pela música quando começaram." pág 107 
Ao final desse livro eu cheguei a conclusão que ambas as bandas foram bem importantes em suas épocas, e nada rivais, criando gerações de outras bandas que foram influenciadas e se inspiraram neles, e que cada banda acertou e errou ao longo da carreira, e fez o rock à sua maneira e deu uma nova cara para esse gênero à sua forma, mas de um modo válido e muito rico para o universo da música, assim como continuam fazendo até hoje, mesmo com todas as divergências, mesmo dentro das bandas.

Sobre a edição desse livro é simplesmente linda , cheia de fotos, vontade de tirar mil fotos, a diagramação é muito boa e todo a parte estética e de design, bem feito, cheio de detalhes impecáveis e bem organizado, além de ter um texto muito bom sobre as bandas, uma linha do tempo sobre elas e acontecimentos do mundo na época, é um ótimo item para se colecionar e ter na estante para deixar ela ainda mais linda. Esse é um livro que os fãs das banda precisam ter e apreciar!!!















Kira 

ISBN: 9788525049742
Ano: 2011
Páginas: 192
Editora: Editora Globo
Nota: 5/5
Sobre os autores
Jim DeRogatis nasceu em Jersey City, New Jersey, no ano em que os Beatles chegaram à América, começou a opinar sobre rock 'n' roll logo depois. Membro do corpo docente do Departamento de Inglês da Columbia College Chigaco, ele também tem um blog sobre música popular na Vocalo.org. Ele foi critico de música pop durante quinze anos no Chicago Sun-Times e escreveu vários livros sobre música, incluindo Let it blurt: the life and times of Lester Bangs, America's greatest rock critic; Staring at sound: the true story of Oklahoma's fabulous Flaming Lips e Turn on your mind: four decades of great psychedelic rock. DeRogatis mora em Chicago com a esposa, Carmél, e perto da filha, Melody, e diz brincando que não é um músico, mas é um baterista. Você pode visitá-lo em www.jimdero.com

Greg Kot é crítico musical do Chicago Tribune desde 1990, escreveu vários livros, entre eles Wilco: learning how to die e Ripped: how the weird generation revolutionized music. Contribuiu para várias outras revistas e livros, incluindo Harrison: a Rolling Stone tribute to George Harrison. No tempo livre, Kot é técnico de basquete e coautor de Survival guide for coaching youth basketball. Ele mora em Chicago com a esposa, Deb, duas filhas e discos demais. Você pode entrar em contato com ele em www.gregkot.com





Love,kisses & rockets
Créditos das imagens
Fotografia e edição por Amanda Prado | Fontes por DaFont

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos e ajudam no feedback do blog ♥
Comentário com conteúdo de baixo calão ou preconceituoso, serão excluídos.