9 de janeiro de 2016

Otimizando a leitura!

Hey!

Algumas pessoas chegam a comentar comigo "Nossa como você consegue ler tanto?" e eu acabo sempre respondendo que é apenas costume, mas acho que no fundo é muito mais que isso, eu sempre tento jeitos para melhorar meu desempenho de leitura, e pensando nisso resolvi compartilhar aqui no blog algumas dessas coisas que acabam me ajudando na hora de ler mais, algumas dessas coisas podem até parecer "batidas", mas realmente fazem sentido.


Separar momentos específicos do dia para ler
Antes de começar você deve pensar em todo o seu dia, quais são suas atividades: escola, trabalho, curso, etc; depois disso veja qual o período é mais tranquilo do seu dia: manhã, tarde ou noite; se você tem, por exemplo, as tardes mais tranquilas, foque nesse período para fazer suas leituras, isso nos leva ao segundo tópico...

...Estipular tempo de leitura 
Mesmo com um tempo mais tranquilo, determine por quanto tempo você vai ler, especialmente em épocas de estudo/trabalho, separe uma hora do dia para ler, depois você pode aumentar esse tempo dependendo da época do ano, ou fragmentar esse tempo, meia hora à tarde e meia hora à noite; finais de semana é um momento que você pode usar para dar um gás naquele livro que está empacado, eu mesma já fiz isso e adiantei um livro quase todo em um domingo à tarde...

Tempo de descanso
Assim como estipular um tempo para a leitura, é bom um tempo para o descanso do cérebro, eu sei, ás vezes é difícil largar uma leitura, mas seu cérebro precisa descansar, ou você vai acabar lendo páginas e mais páginas e no fim não vai se lembrar de nada do que leu! Isso serve também para leituras que não fluem, e isso se dá por vários motivos: ressaca literária, história parada demais, gênero diferente do usual... Você pode deixar o livro quietinho por um dia ou dois e quem sabe voltar com força total na leitura.

Sempre carregue seu livro com você
Eu sei, é clichê isso, mas é uma verdade! Quantas vezes já ficamos esperando em consulta, ou numa fila, sem nada para fazer? Ou melhor, usando o celular e gastando nossa franquia de 3G que podia ser empregada em outro momento? Leve um livro, pode ser que você não tenha tempo para ler, ou pode ser que tenha tempo de sobra, mas um leitor prevenido, vale por dois.

Metas de leitura
Pode parecer apenas pressão, mas metas algumas vezes ajudam você a ler mais, não precisa ser nada muito elaborado, ou muito complexo, comece com algo simples, estipule algumas páginas para ler ao longo do dia, e conforme você for atingindo sua meta, vá aumentando a mesma, isso ajuda bastante a desenvolver um ritmo de leitura.

Evite ler mais de um livro por vez
Tem muita gente que consegue ler mais de um livro por vez, e acho isso muito bacana, mas se você não tem muito tempo, ou não está acostumado a ler muitos livros, não pegue vários livros para ler, a menos que seja uma HQ, isso pode ajudar você também com leituras empacadas; caso contrário vá devagar até você ter um ritmo que você ache que já é bom para mais de um livro por vez. (Ou tente, nada aqui é uma regra absoluta, são apenas dicas.)

Maratonas e desafios
Sabe aquelas Maratonas Literárias, Maratona 24 horas, desafios de livros em geral? Pois é, outra chance de dar uma melhorada na leitura, elas são mais recomendadas nas épocas de férias, que a gente promete que vai ler mais e acaba não lendo, pois bem, você pode usar elas para ler alguns livros que estão parados na estante, e ajudar no seu ritmo de leitura.

Como eu disse, nada aqui é uma verdade absoluta, são dicas que eu faço e que dão certo, mas cada um pode adaptar à sua realidade! Sem pressão pessoal, só vamos curtir as leituras. Espero que minhas dicas ajudem os leitores, como me ajudaram!!!

Love,kisses & rockets
Créditos das imagens
Fotografia e edição por Amanda Prado | Fontes por DaFont

2 comentários:

  1. Acho que é basicamente as mesmas dicas para alguma outra tarefa, principalmente o tempo de descanso! Preciso voltar a ler mais definitivamente!!

    bjus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, eu aplico algumas dessas coisas com as minhas (várias) séries kkkkk
      Beijos

      Excluir

Comentários são sempre bem vindos e ajudam no feedback do blog ♥
Comentário com conteúdo de baixo calão ou preconceituoso, serão excluídos.