9 de março de 2016

O leão, a feiticeira e o guarda-roupa (As Crônicas de Nárnia) - C.S.Lewis

Hey!

O mês de março chegou e com ele a hora de ler o segundo livro do projeto Lendo As Crônicas de Nárnia, eu já fiz a resenha do primeiro livro aqui no blog, e hoje é a vez do livro O leão, a feiticeira e o guarda-roupa.


Nesse livro vamos acompanhar os irmãos Pevensie, Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia, que foram levados até a casa de campo de um professor solitário para fugir das bombas que atingem Londres durante a Segunda Guerra, num dia de chuva e durante uma exploração da casa, Lúcia, a mais nova dos irmãos, encontra um estranho guarda-roupa numa sala vazia, ao entrar nele, ela se depara com um mundo totalmente novo, Nárnia, lá conhece o fauno Tumnus e descobre mais sobre a feiticeira branca Jadis e a maldição lançada sobre Nárnia, sempre inverno e nunca Natal; ela e seus irmãos vão embarcar numa viagem até Nárnia e descobrir mais sobre sua magia, lutar contra forças gélidas da feiticeira, aprender sobre si próprios e conhecer as criaturas mais encantadoras desse novo mundo.

Quando comecei a ler o segundo livro das Crônicas, eu já sabia o que esperar dele, afinal já vi o filme algumas vezes, mas é sempre diferente quando a gente lê, e não foi diferente nesse livro, ele não me trouxe grandes surpresas como o primeiro, mas eu fiquei realmente encantada com a fidelidade que o filme conseguiu manter, dentro do possível muitas das coisas acontecem de maneira muito fiel ao livro, e achei isso fantástico, alguns dos detalhes que não apareceram no filme também não fizeram falta, é claro que durante a leitura eles foram importantes e mostraram algumas coisas bem interessantes, mas nada que atrapalhe o filme. 
"[...] Não creio que valha a pena entrar pelo guarda-roupa para procurar os casacos. Por esse caminho, nunca mais irão a Nárnia. Nem os casacos serviriam para muita coisa agora. Hein? Que tem isso? É claro que um dia vocês voltarão a Nárnia. Quem é coroado rei em Nárnia, será sempre rei em Nárnia. Mas não tentem seguir o mesmo caminho duas vezes. Na verdade, vocês nem devem fazer coisa alguma para voltar a Nárnia. Nárnia acontece. Quando menos esperarem, pode acontecer. [...]" pág 186
Eu amei a leitura desse livro, cheio de momentos divertidos, personagens incríveis (Lúcia mora no meu ) e a escrita do Lewis que é sensacional e fala diretamente com o leitor, no livro podemos perceber muito mais a personalidade dos personagens, especialmente Edmundo, que ao meu ver é o personagem mais completo desse livro, ao mesmo tempo que ele faz as maldades dele, ele também tem um pouco de consciência e no fundo ele é bom, mas simplesmente não quer dar o braço a torcer; os personagens de que menos gosto são Pedro e Susana, acho os dois bem enfadonhos, Lúcia é uma fofa e muito sensata, as vezes até mais do que seus irmãos mais velhos, acho que no fundo me identifico muito com ela, com esse lado mais sensato, mas também sem deixar a imaginação de lado. 






ISBN: 97885820698
Ano: 2009
Páginas: 752
Editora: Martins Fontes
Nota:5/5

Sobre o autor
Clive Staples Lewis, conhecido como Jack pelos amigos, nasceu em Belfast, Irlanda, em 1898. Lewis e seu amigo J.R.R.Tolkien, autor da trilogia O Senhor dos Anéis, faziam parte dos Inklings, um clube formal de escritores que se reuniam num pub local para discutir ideias para as histórias. A fascinação de Lewis por contos de fadas, mitos e lendas antigas, juntamente com a inspiração trazida da infância, levaram-no a escrever O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, um dos livros mais apreciados de todos os tempos. Seis outros livros vieram depois e resultaram no popular As Crônicas de Nárnia. A crônica final da série, A última batalha, recebeu a Carnegie Medal, uma das mais altas marcas de excelência da literatura infantil.






Love,kisses & rockets
Créditos das imagens
Fotografia e edição por Amanda Prado | Fontes por DaFont

2 comentários:

  1. Olá, dei uma olhada no seu blog por causa do projeto de leitura das Crônicas de Nárnia. Amei os comentários, ameis as fotos, amei sua visão de mundo! Também tenho um blog, mas comecei ele há menos tempo rsrs O link dele é Sobrearocha.com e a página do face é fb.com/firmesobrearocha
    Amaria ter alguma parceria com você :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebecca, tudo bem?
      Obrigada pelo carinho, fico feliz que tenha gostado do blog, é sempre bom saber do que as pessoas estão gostando, deixa o trabalho da gente cada vez mais satisfatório de ser realizado!!
      Vou entrar em contato com você em relação à parcerias!
      Beijos

      Excluir

Comentários são sempre bem vindos e ajudam no feedback do blog ♥
Comentário com conteúdo de baixo calão ou preconceituoso, serão excluídos.