21 de maio de 2016

Pomodoro e Bullet Journal

Hey!

A postagem de hoje é especial aqui no blog, no começo do mês eu fiz um post sobre o app Pomodrone e disse que faria um post especial para falar mais sobre a técnica de Pomodoro e outra que eu estava usando em conjunto para organizar minha vida de: monografia+blog+vida social. E esse dia chegou e eu vou contar pra vocês sobre as duas técnicas que eu uso: Pomodoro e Bullet Journal.


Antes de começar a falar sobre as duas técnicas que eu uso, vale lembrar que pode usar apenas umas delas, ambas são bem funcionais sozinhas, mas no meu caso, achei melhor unir as duas e tem dado certo até o momento.


O que é?
A Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. Essa técnica utiliza um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos chamados de 'pomodoros'. Para realizar essa ténica é muito simples, você deve:

1. Escolher a tarefa a ser executada
2. Ajustar o (alarme) para um pomodoro de 25 minutos
3. Trabalhar na tarefa até que o alarme toque; riscar a tarefa completa de sua lista
4. Fazer uma pausa curta (3 a 5 minutos)
5. A cada quatro "pomodoros" fazer uma pausa mais longa (15-30 minutos)

Essa técnica não busca apenas acelerar seu processo de realização de tarefas, mas também melhorar seu foco em cada tarefa e evitar distrações, além de ajudar o usuário a melhorar seus pontos fracos em cada tarefa.

Como eu uso?
Como é um método bem simples, eu o utilizo sem nenhum tipo de modificação, eu utilizo o app Pomodrone para ser meu alarme, mas você pode usar alarmes do seu celular, faça como preferir, o importante é seguir os 5 passos da técnica e ir aprendendo a ficar mais concentrado em suas tarefas e dividir melhor seu tempo para realiza-las.


O que é?
A técnica de Bullet Journal ou "bujo" é um método de gestão que se baseia em fazer listas simples e rápidas de tarefas, ela foi desenvolvida pelo designer americano Ryder Carrol; que na infância foi diagnosticado com uma deficiencia que tornava difícil para ele aprender com métodos tradicionais, ele resolveu criar então seu próprio método, combinando: calendários e listas de tarefas. Você pode anotar todo tipo de tarefa que precisa ser realizada e depois é só ir riscando ela de suas lista quando ela for cumprida.

Você só precisa de canetas, post-its, um caderno pequeno e já tem todo o material para começar seu bullet journal.

Como eu uso?
Essa técnica é um pouco mais complicada, se for feita por completo, você precisa fazer calendário mensais, anuais e tarefas diárias, mas essa técnica é totalmente adaptável, portanto você deve escolher qual a melhor forma de usar ela, eu utilizo a forma mais simples, apenas listas diárias/semanais, enquanto estou na faculdade minhas tarefas se modificam a cada dia, então esse foi o melhor jeito de me organizar, e com o blog eu já tenho meu calendário mensal de postagens, então é só ver quais tarefas da semana e acrescentar no meu bujo. Caso você tenha interesse em como o bujo funcional por completo, esse link tem um passo a passo de como fazer o bujo completo.

Você vai se guiar por legendas para cumprir as tarefas, então você pode customizar essas legendas de acordo com desenhos, cores ou qualquer outro tipo de indicadores. Eu utilizo listas com quadradinhos e vou preenchendo conforme minha legenda pessoal, mas você pode acrescentar ou retirar quais itens quiser, o mais interessante dessa técnica é sua versatilidade.

Eu utilizo as duas técnicas em conjunto pois acho que eu me organizo melhor quando eu visualizo bem o que eu preciso fazer e tenho essa "pressão" para terminar essas tarefas, é um fato que se eu não tiver o mínimo de restrições eu acabo me perdendo em meio de várias coisas e distraída e não consigo fazer nada, então usar o método Pomodoro para organizar o tempo que eu tenho e o Bullet Journal para listar tudo que eu tenho que fazer, foi uma forma muito eficaz de me ajudar a ficar mais focada no que eu tenho que fazer, organizada com as tarefas, e me ajuda a não esquecer de nada, pois estou constantemente consultado e atualizando meu bujo, a única coisa ruim sobre o Bullet Journal é o fato dele ser um método analógico, então você precisa carregar seu caderno para todo o lado, mas depois de um tempo você se acostuma com ele.

Espero que vocês tenham gostado do post e que eu tenha ajudado a entender melhor sobre esses dois métodos, qualquer dúvida é só deixar aqui nos comentários para mim. E se alguém desenvolveu sua própria técnica de organização, conta pra gente como é a experiência.

Love,kisses & rockets
Créditos das imagens
Fotografia e edição por Amanda Prado | Fontes por DaFont

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos e ajudam no feedback do blog ♥
Comentário com conteúdo de baixo calão ou preconceituoso, serão excluídos.