3 de agosto de 2016

A Última Batalha (As Crônicas de Nárnia) - C.S. Lewis

Hey!

Na resenha de hoje vou falar para vocês sobre o último volume das Crônicas de Nárnia, A Última Batalha, para minha tristeza o projeto Lendo As Crônicas de Nárnia chegou ao fim, mas foram ótimas leituras.

Nessa nova aventura vamos acompanhar novamente Eustáquio e Jill, milhares e milhares de anos se passaram desde sua última aventura em Nárnia, que agora é governada pelo último rei de Nárnia, rei Tirian; agora as crianças precisam voltar pela última vez para lá e ajudar o rei a tomar Nárnia de volta dos calormanos, que com a ajuda de um macaco muito astuto e um jumento bondoso e submisso, inventaram histórias sobre Aslam e escravizaram os narnianos.
"Subitamente, do outro lado da multidão, ouvi-se uma voz muito profunda. Era um grande javali peludo e de presas enormes.
- Mas por que nós não podemos ver Aslam e falar com ele? - perguntou o javali. - Quando ele aparecia em Nárnia, antigamente, qualquer pessoa podia vê-lo face a face e conversar com ele." pág 647
Posso começar dizendo que esse foi sem dúvidas meu livro favorito, apesar de ter certeza que acabou, ainda sim, foi uma história incrível de ser lida, vou tentar ao máximo evitar alguns spoilers pois acho que essa história merece muito ser lida, não que as outras não merecessem, mas essa foi especial. Acompanhamos nossos personagens em uma das maiores aventuras de suas vidas, além de batalhar por Nárnia pela última vez, eles finalmente começaram a verdadeira aventura de suas vidas. Como disse eles vão lutar por Nárnia até o fim, e vão fazer descobertas sobre seu mundo, e que tudo e todo e qualquer mundo tem um fim, mas esse fim não significa que realmente terminou.


Nessa história temos a volta de muitos dos personagens antigos das outras histórias, temos revelações incríveis e muitas, mas muitas, referências bíblicas ao longo de toda a história; caso vocês não saibam ou eu tenha esquecido de mencionar, C.S.Lewis era católico e ao longo de todos os livros temos referências do cristianismo; mas nesse livro as referências ficam mais fortes, mas não deixam de surpreender o leitor e envolver em uma história linda demais.

Para mim foi uma experiência incrível e quase indescritível acompanhar as Crônicas de Nárnia, os livros me surpreenderam de uma forma muito boa, eu já havia pesquisado algumas coisas sobre o mundo que C.S.Lewis criou, mas a experiência de ler sua obra é completamente diferente e muito boa, só quem leu os livros vai saber a sensação. Eu chorei com o fim do livro, não vou negar, apesar de tudo de bom que foi a leitura desse ultimo livro, é o último, e as aventuras de Nárnia chegaram ao fim, pelos em parte (só lendo o livro para entender o que estou falando), essa é definitivamente uma série de livros que vou reler em algum outro momento da minha vida, quem sabe até para meus filhos, pois além de aventuras incríveis, os livros trazem muitas lições importantes e nos faz refletir sobre muitas questões da vida e de comportamento, e pelo menos para mim, fortaleceram muitas coisas em mim e acrescentou muito em meu crescimento como pessoa.
"[...] Tirian percebeu, no entanto, que ele tinha um olho bom e era muito rápido com os pés. Ficou surpreso com a força das duas crianças: na verdade, ambas pareciam agora muito mais fortes, maiores e mais maduras do que quando as encontrara pela primeira vez, poucas horas antes. Esse é um dos efeitos que a atmosfera de Nárnia produz nos visitantes do nosso mundo." pág 663
Se você ainda não leu nenhum dos livros das Crônicas de Nárnia, comece e tenho certeza que não vai se arrepender. Acho que essa resenha ficou um pouco diferente do que de costume, eu terminei de ler o livro e corri aqui para o blog escrever o post, então eu evitei o máximo de spoilers sobre a história, mas ainda sim, acho que fiz um bom trabalho para encerrar esse projeto de leitura que foi a coisa mais maravilhosa de se fazer. A minha edição do livro ainda tem um outro texto do autor falando sobre escrever para crianças, assim que eu terminar de ler ele, farei um post aqui no blog sobre.

As resenhas para os livros anteriores estão aqui!






ISBN: 9788580698
Ano: 2009
Páginas: 752
Editora: Martins Fontes
Nota: 5/5

Sobre o autor
Clive Staples Lewis, conhecido como Jack pelos amigos, nasceu em Belfast, Irlanda, em 1898. Lewis e seu amigo J.R.R.Tolkien, autor da trilogia O Senhor dos Anéis, faziam parte dos Inklings, um clube formal de escritores que se reuniam num pub local para discutir ideias para as histórias. A fascinação de Lewis por contos de fadas, mitos e lendas antigas, juntamente com a inspiração trazida da infância, levaram-no a escrever O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, um dos livros mais apreciados de todos os tempos. Seis outros livros vieram depois e resultaram no popular As Crônicas de Nárnia. A crônica final da série, A última batalha, recebeu a Carnegie Medal, uma das mais altas marcas de excelência da literatura infantil.






Love,kisses & rockets
Créditos das imagens
Fotografia e edição por Amanda Prado | Fontes por DaFont

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos e ajudam no feedback do blog ♥
Comentário com conteúdo de baixo calão ou preconceituoso, serão excluídos.