31 de agosto de 2016

Can't Buy Me Love: Os Bealtes, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos - Jonathan Gould

Hey!

Hoje eu finalmente vim aqui falar para vocês, um pouco sobre o que achei dessa leitura, que levou um pouco mais de tempo que o normal!!


Nesse livro vamos acompanhar a trajetória de uma das maiores bandas de rock do mundo, como tudo começou, todo o processo que levou os Beatles do anonimato ao sucesso, suas músicas e todas as situações pelas quais o quarteto passou, paralelo a isso vamos ter uma visão de como a Grã-Bretanha e os Estados Unidos eram na época em que os Beatles começaram sua carreira musical, e como isso influenciou a banda.


Eu gosto muito dos Beatles e já tinha lido um livro que contava um pouco sobre a carreira deles, e fiz resenha aqui no blog, mas nunca tinha lido uma biografia deles, nem qualquer outra biografia, eu ganhei esse livro logo que comecei a namorar o Anderson, e sempre fiquei muito curiosa sobre ele, mas acabei deixando a leitura para depois, e agora finalmente eu fiz ela e não me arrependo. Confesso que foi uma leitura bem longa e demorada, 2 meses para ser exata, pois são 730 páginas e eu nunca li uma biografia, e biografias tem um ritmo próprio de leitura, mas foi uma leitura muito interessante e proveitosa para conhecer mais sobre essa banda que eu gosto tanto.

Como eu disse, o livro não trás apenas a história dos Beatles como banda e seu sucesso, mas também todo o contexto histórico pelo qual a banda passou durante o início e toda sua carreira, eles passaram por períodos de pós-guerra, mudanças no ambiente musical, estilo de moda e muitas outras situações que de uma forma ou de outra influenciaram a banda, seja em seu modo de vestir, agir ou até mesmo aprimorar seu estilo musical, e o autor amarra isso de uma forma muito boa e fluida, e como sempre gostei de história, para mim foi muito proveitoso saber mais detalhes da época que a banda foi montada.
"Nos seis anos seguintes, impulsionados por reservas interiores sem precedentes de criatividade e ambição, os Beatles desempenhariam o papel principal na transformação dos métodos de produção de discos, na forma como se ouvia discos de música popular, na natureza da composição de música popular e no papel que esta ocupava na vida das pessoas. Eles seriam os protagonistas da transformação da indústria da música em indústria fonográfica e da expansão desse mercado em uma vertente da indústria do entretenimento  cujas vendas internacionais e cuja abrangência passariam a rivalizar com as de Hollywood." pág 15
Um ponto negativo em minha opinião, está relacionado a parte de crítica musical que o autor coloca durante a escrita do livro, muitos dos termos utilizados são desconhecidos por mim, e em alguns momentos esses trechos foram bem tediosos de serem lidos; mas o restante da leitura fluiu muito bem, devagar, mas bem!! A sensação que tive ao terminar de ler esse livro, foi que eu realmente vivi tudo aquilo, como se um filme estivesse em minha frente, tamanho o cuidado que o autor teve em dar detalhes cruciais para que a história de duas nações e dos Beatles se complementassem.

É um livro longo? Sim, o ritmo de leitura dele, para mim, foi bem lento, e é muito diferente do que ler 700 páginas de uma história de fantasia; afinal todo o conteúdo do livro são fatos históricos, então foi uma leitura bem diferente para mim, mas a escrita do autor é muito boa e não deixa massante o fato de estarmos praticamente tendo uma aula de história, a única coisa que senti falta foram fotos, eu acho que poderiam ter mais, recomendo muito esse livro para quem é fã da banda, ou para quem tiver interesse em conhecer mais sobre esse quarteto. 







ISBN: 9788576355878
Ano: 2010
Páginas: 730
Editora: Larousse
Nota:4/5

Love,kisses & rockets
Créditos das imagens
Fotografia e edição por Amanda Prado | Fontes por DaFont

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos e ajudam no feedback do blog ♥
Comentário com conteúdo de baixo calão ou preconceituoso, serão excluídos.