14 de dezembro de 2016

As doze tribos de Hattie - Ayana Mathis

Hey!

Na resenha de hoje eu trouxe um livro que li há algum tempo, e que foi tão marcante e intenso que entrou para minha lista de releituras assim que terminei ele.


O ano é 1923 e a jovem Hattie Sheperd deixa a Geórgia rumo a Filadélfia em busca de de uma vida melhor, dois anos depois, ela e seu marido August sofrem uma grande perda, a morte dos filhos gêmeos Filadélfia e Jubileu, nos anos seguintes o casal tem mais 9 filhos : Floyd, Six, Ruthie, Ella, Alice, Billups, Franklin, Bell e Cassie, e criam a neta: Sala, do ponto de vista de cada uma dessas gerações vamos conhecendo mais a história dessa família que luta pelo amor e sobrevivência, que mesmo passando por diversas adversidades, mantém um forte laço que os une para sempre.


Com pouco mais de 200 páginas, esse livro conquista o leitor do começo ao fim, com uma história de vida difícil e regada a muitos temas polêmicos e necessários, a autora vai construindo uma narrativa de esperança, força, luta e amor de uma família que sobrevive ao longo dos anos graças a força da matriarca Hattie. A história é densa, emocionante e com uma carga dramática muito forte do começo ao fim da leitura, fazendo o leitor ficar muito envolvido por todos os personagens e seus pontos de vistas diferentes.
"Hattie sabia que os filhos achavam que ela não era boa pessoa - talvez ela nem fosse, mas não havia tempo para sentimentalismo quando eles eram mais novos. Ela os havia desapontado de formas vitais, mas de que adiantaria passar os dias aos beijos e abraços se não havia nada para pôr na barriga deles? Eles não entendiam que todo o amor que tinha fora tomado pela necessidade de alimentos, roupas e de preparar todos para enfrentar o mundo. O mundo não os amava; o mundo não seria bondoso." pág 215
Cada um dos personagens é único e muito bem descrito na história, vamos acompanhar todos desde sua infância até a fase adulta, todos os altos e baixos de suas vidas, e a narração que se intercala permite que o leitor conheça profundamente os pensamentos e sentimentos de cada um desses descendentes, e especialmente a visão deles em relação a Hattie, que é uma personagem forte e batalhadora, extremamente inspiradora.

A leitura desse livro foi muito fluida e intensa, a história dessa família deixa qualquer um emocionado e por muito tempo reflexivo sobre nossa própria história e família, todos os temas que a autora aborda no livro além desse histórico familiar são muito bem desenvolvidos  e importantes, e tratados de uma forma direta e espetacular, essa é uma obra que merece ser lida mais de uma vez e em cada uma delas é absorvido algo novo com a leitura e definitivamente emociona como a primeira vez. É um livro maduro, intenso, e inesquecível.




ISBN: 9788580574920
Ano: 2014
Páginas: 224
Editora: Intrínseca
Nota: 5/5

Love,kisses & rockets
Créditos das imagens
Fotografia e edição por Amanda Prado | Fontes por DaFont

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos e ajudam no feedback do blog ♥
Comentário com conteúdo de baixo calão ou preconceituoso, serão excluídos.