25 de janeiro de 2017

A Guerra dos Tronos (As Crônicas de Gelo e Fogo) - George R.R. Martin


Hey!

Em Novembro de 2016 eu fiz o post do projeto Reading is coming..., se você não sabe o que é o projeto é só acessar esse link; infelizmente o projeto falhou em partes, eu e a Ro não conseguimos sentar para debater a leitura, mas seguimos lendo o livro, e nesse mês consegui dar uma adiantada na leitura que ficou um pouco atrasada pelo Natal e Ano Novo, e me coloquei uma nova meta, ler um livro por mês até o meio do ano, pois a nova e penúltima temporada da série está chegando, e dizem os boatos o novo livro, então quero estar pronta!!! Sei que esse novo desafio vai ser difícil, mas consegui manter uma meta nessas últimas semanas, e se tudo correr como o plano vou conseguir, e como já peguei o ritmo do livro, vai facilitar minha vida. Então ao final de cada mês a última postagem de resenha vai ser de um livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo até que eu tenha lido todos os livros publicados até agora, e vamos torcer para o próximo chegar em breve!! E agora vamos a resenha em si.

Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister. E sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda a sua família. Quem vencerá a guerra dos tronos?


Preciso começar dizendo que estou ainda mais apaixonada por Westeros, seus personagens e a história que George Martin criou, o cara realmente é incrível, tem um talento e imaginação maravilhosos, eu já vi todas as temporadas da série, mas ao ler o livro tudo aquilo ficou ainda mais rico para mim, por mais que muitas coisas da série tenham seguido o livro (falo com base apenas no primeiro livro), muitas coisas tiveram que ser deixadas de lado, como alguém do ramo audiovisual eu tenho plena consciência como é complicado produzir algo que foi criado com tamanha riqueza em detalhes, e devo dizer que a HBO tem feito um bom trabalho quanto a isso. O livro expande ainda mais aquele mundo, mostrando com muitos detalhes coias que ficaram de fora da série, mostrando especialmente os pensamentos dos personagens, que fazem uma grande diferença e que infelizmente não são possíveis na série.
"Nymeria mordiscou-lhe a mão, ansiosa, enquanto Arya a desamarrava. O animal possuía olhos amarelos. Quando capturavam a luz do sol, cintilavam como duas moedas de ouro. Arya dera-lhe o nome da rainha guerreira dos roinares, que liderara seu povo na travessia do mar estreito. Também isso foi um grande escândalo.[...]" pág 55
Uma coisa que me ajudou muito em ter visto a série antes de ler os livros é dar um rosto para alguns personagens, é um fato que o livro possui muitos deles, e são tantos nomes, descrições, lugares, que num primeiro momento você acaba perdido, mas como vi a série antes de ler os livros, alguns nomes foram mais fáceis de se marcar na mente, e não digo isso dos personagens principais, mas dos muitos personagens secundários, que desempenham diversos papéis ao longo da trama, importantes em diversas proporções diferentes.

A trama criada por George Martin é muito boa, e cheia de aspectos bem diferentes e interessantes, ele consegue misturar religiões, política e magia de uma forma perfeita e intrigante que você não consegue desgrudar das páginas do livro, ansiando em saber mais sobre as crenças daquele povo, sua cultura, onde acordos políticos vão dar, quais interesses de cada um. Além das tramas dentro de Westeros e das Cidades Lives que se entrelaçam e caminham para um desfecho juntas, temos também a misteriosa trama da Muralha e os segredos que ela esconde atrás de si, cada detalhe na história requer muita atenção, pois todos são cruciais para o desfecho dela.
"[...]Antes havia duas luas no céu, mas uma delas se aproximou demais do Sol e rachou com o calor. Mil milhares de dragões jorraram de dentro dela e beberam o fogo do Sol. É por isso que os dragões exalam chamas. Um dia essa Lua também beijará o Sol, e então rachará e os dragões regressarão.
As duas jovens dothrakis riram.
- É uma tola escrava de cabelos de palha - disse Irri. - Lua não é ovo. Lua é deus, esposa do Sol. Todos sabem." pág 170
Essa história tem um ritmo próprio, onde vamos acompanhando um pouco cada um dos personagens e suas próprias tramas que se juntam com as tramas principais, e isso da uma dinâmica diferente e as vezes um pouco cansativa, já que há capítulos de vários dos personagens principais e ao longo da história o leitor já começa a ter ser preferidos, mas como disse, cada detalhe é importante, e cada personagem tem um papel a desempenhar nessa história que afeta a todos, mesmo que de modo indireto. É um livro muito bom, com uma história complexa e que prende o leitor, cheia de mistérios, batalhas épicas, cavaleiros, e dragões. Faço a recomendação para quem gosta de livros de fantasia, e caso não tenha visto a série, também recomendo.





ISBN: 9788562936524
Ano: 2010
Páginas: 592
Editora: Leya
Nota: 5/5

Love,kisses & rockets
Créditos das imagens
Fotografia e edição por Amanda Prado | Fontes por DaFont

2 comentários:

  1. Está ai uma série que eu tenho muita vontade de assistir, só não encontrei motivação para encarar as temporadas já lançadas, hahaha.
    Sempre ouço falar muito bem, tanto da série, quanto dos livros. Creio que minha vez há de chegar, hahaa.
    Adorei a resenha!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kinder!*-*
      Veja é muito boa mesmo, a primeira vez que comecei eu parei na primeira temporada, não por não ter gostado, mas por serem episódios bem longos e tals, mas na segunda vez eu comecei e não parei, vi as 6 temporadas de uma vez só kkkk
      Acho que vai gostar da série e dos livros (se quiser te empresto)
      Beijos ♥

      Excluir

Comentários são sempre bem vindos e ajudam no feedback do blog ♥
Comentário com conteúdo de baixo calão ou preconceituoso, serão excluídos.