11 de janeiro de 2017

Contos de Fadas

Hey!!

Na resenha de hoje eu trouxe a primeira releitura de 2017, falei um pouco sobre isso neste post do blog, já adianto que adorei fazer essa releitura e estou ainda mais animada para os próximos meses dessa meta de leitura!!

Nessa coletânea de contos da Editora Zahar, são reunidos alguns dos contos de fadas mais clássicos do mundo da literatura, autores comos Grimm, Andersen e Jacobs fazem parte dessa coletânea e encantam com seus contos que mesclam a fantasia com lições de moral, para adultos e crianças. Todos os contos contam com sua versão mais fiel possível as obras originais, e acompanham ilustrações lindas de artistas que retrataram essas histórias clássicas.


Assim que terminei a leitura desse livro, vi que foi uma ótima escolha para começar minha meta de releituras de 2017, mais uma vez fiquei encantada com as histórias deste livro, a forma simples e divertida de cada autor ao narrar uma aventura de países encantados, lições que são aprendidas de forma lúdica e de fácil entendimento para crianças; como adulta, algumas das mensagens escritas aqui me deixaram um pouco incomodada, especialmente em alguns contos onde o humor que o autor usa para se referir à algumas ações é um pouco mordaz e desagradável, porém antes de sair por ai julgando, devemos entender todo o contexto histórico no qual esses contos foram escritos, e para época, esse tipo de comentário era comum, por isso ao ler esse livro, levei tudo isso em conta, e até vesti minha capa de infância para poder aproveitar melhor a leitura.

Alguns dos contos são realmente encantadores, e outros são interessantes mas não chamam tanto atenção, e apesar de virem de países e escritores diferentes, alguns contos possuem características bem semelhantes, o que reforça ainda mais a introdução de Ana Maria Machado, quando ela diz que muitos desses autores transformaram em escrita contos e mitos que eram herança da cultura oral, portanto sua originalidade acabou modificada ao longo dos tempos.

Como disse, essa coletânea contém alguns dos vários contos clássicos que conhecemos, em suas versões mais próximas do original, portanto algumas das histórias podem ter um desfecho diferente do que vimos em outras edições de livros com contos de fadas. Apesar de todas as histórias serem interessantes, e terem ótimas lições por trás delas, algumas me encantaram mais que outras, um exemplo é A pequena vendedora de fósforos de Hans Christian Andersen, é o conto mais triste e emocionante de todas as histórias, ele é tão real, que mesmo com alguns elementos de fantasia é tão palpável e comovente, que não tem como não se emocionar com ele e se encantar também.

Super recomendo esse livro para quem gosta de contos de fadas, e para quem quer conhecer essas versões mais originais das histórias que vimos muito quando crianças!!!






ISBN: 9788537802748
Ano: 2010
Páginas: 284
Editora: Zahar
Nota: 5/5

Love,kisses & rockets
Créditos das imagens
Fotografia e edição por Amanda Prado | Fontes por DaFont

4 comentários:

  1. Gente do céu! Que obra mais linda, quero muito ter em minha coleção e não vejo a hora de comprar, mesmo não curtindo muito contos é uma coisa que lembra a infância.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcio,
      O livro é lindo mesmo, as edições da editora Zahar são lindas demais!! Quero comprar todos os livros, tem títulos excelentes.
      Beijos ♥

      Excluir
  2. Oi, Amanda! Tudo bem? Caí de paraquedas no seu blog através do filme O Seu Jeito de Andar e fiquei curiosa para ler as outras postagens. Pelo o que vi, você resenha filmes, não é? Eu adoro resenhas, especialmente cinematográficas, então é bem provável que você me veja por aqui! Hahaha. :)))
    Contos de fadas fizeram parte da minha infância (como a de qualquer outra criança, eu acredito), mas ficaram nesta época. Não sei se é porque nunca dei uma chance agora jovem ou se não é realmente a minha praia. Anyway, sempre me encanto com o design! São tão lindos, especialmente pela capa dura e as ilustrações no interior.

    Com amor,
    cartasparacarolaine.blogspot.com.br // @cartasparacarolaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna,
      Primeiro, obrigada pelo carinho!! Faço resenhas de várias coisas, entre elas filmes, já que me formei esse ano em Cinema e Audiovisual, e simplesmente AMO filmes!!
      Fico feliz que tenha gostado do blog e espero que acompanha sempre as resenhas, e me dê dicas de filmes que gostaria de ver resenhas!!
      Eu sempre gostei muito de contos de fadas e fantasia, se você se interessa realmente deve dar uma chance depois de mais velha, é incrível como vemos as coisas de um jeito bem diferente, e confesso que é um pouco difícil; mas caso não seja muito sua praia, talvez a leitura não te prenda mesmo kkkk
      Realmente essa edição da editora Zahar é linda, da pra ficar olhando as ilustrações por muito tempo de tão bonitas que são!!
      Obrigada pelo carinho.
      Beijos ♥

      Excluir

Comentários são sempre bem vindos e ajudam no feedback do blog ♥
Comentário com conteúdo de baixo calão ou preconceituoso, serão excluídos.