1 de fevereiro de 2017

As Luzes de Setembro - Carlos Ruiz Zafón


Hey!

Na resenha de hoje vamos encerrar a Trilogia da Névoa de Carlos Ruiz Zafón, As luzes de setembro é o terceiro e último livro dessa trilogia, e não menos incrível e encantador.

Com 14 anos, Irene muda-se com a família de Paris para o litoral da Normandia. Ela fica encantada com a beleza do lugar - os despenhadeiros imensos, o mar e os portos. Lá, ela conhece Ismael, e os dois logo se apaixonam. Porém, quando menos esperam, se veem enredados numa trama nebulosa. Irene e Ismael desvendam o segredo de um fabrincante de brinquedos numa espetacular mansão repleta de seres mecânicos e sombras do passado. Juntos, graças à força do amor, enfrentam o medo e investigam estranhas luzes que brilham através da névoa em torno do farol de uma ilha. Os moradores do lugar falam sobre uma criatura de pesadelo que se esconde nas profundezas da floresta. Aquele mágico verão na Baía Azul será para sempre a aventura mais emocionante de suas vidas.

"Cravenmoore parecia mais um castelo, uma invenção com ares de catedral, produto de uma imaginação extravagante e torturada. Um labirinto de arcos, torres, meios arcos e cúpulas pontilhavam seu teto anguloso. A construção seguia uma planta em forma de cruz, da qual brotavam as diversas alas. Dorian examinou atentamente a sinistra silhueta da residência de Lazarus Jann. Um exército de gárgulas e anjos esculpidos na pedra guardava o friso da fachada como um bando de fantasmas petrificados à espera da noite.[...]" pág 18
Para encerrar a trilogia com chave de ouro, Zafón nos trás mais uma história cheia de mistérios e criaturas sombrias, uma casa com muita história e um passado doloroso, sombria e com criaturas que tiram o sono de qualquer um. Vamos acompanhando os personagens a decifrar o mistério da mansão e seus moradores, e tentando combater uma sombra assustadora que se abate sobre sobre a simpática ilha de Baía Azul.

Assim como os outros dois livros, As luzes de Setembro tem um clima misterioso e muito denso, paisagens lindas e sinistras ao mesmo tempo, personagens bem construídos, alguns extremamente encantadores e outros simplesmente aterrorizantes, um mistério complexo que se desenrola ao longo de toda  a história, que é rica em detalhes de descrição de seus ambientes e também com uma trama bem elaborada e resolvida.
"- As luzes de Setembro - disse Ismael enquanto ultrapassavam a ilha a estibordo. - Diz a lenda, se quiser chamá-la assim, que uma noite, no final do verão, durante o baile de máscaras da cidade, todo mundo viu quando uma mulher mascarada pegou um veleiro e partiu pelo mar. Alguns dizem que ia a um encontro secreto com o amante na ilha do farol; outros, que estava fugindo de um crime inconfessável... Na verdade, todas as explicações são boas porque ninguém nunca soube realmente quem era. Seu rosto estava coberto por uma máscara. No entando, uma terrível tempestade desabou de repente enquanto ela cruzava a baía e estraçalhou o barco contra as pedras. A misteriosa mulher sem rosto se afogou, mas nunca encontraram o corpo. Dias mais tarde, a maré devolveu apenas a máscara, desfeita pelas pedras. Desde então o povo diz que nos últimos dias de verão, a anoitecer, aparecem umas luzes nos lados da ilha...
- O espírito da tal mulher..." pág 49
As luzes de Setembro é uma história de mistério, dor, perdas, amor e muitas outras emoções, assim como seus dois predecessores, Zafón cria uma trama de mistério, com personagens bem humanos e histórias de vida tristes mas que são tão palpáveis quanto os próprios personagens, vale a pena se aventurar por mais essa história que arrepia, encanta e emociona.




ISBN: 9788581051925
Ano: 2013
Páginas: 232
Editora: Suma de Letras
Nota: 5/5

Love,kisses & rockets
Créditos da imagem
Fotografia e edição por Amanda Prado | Fontes por DaFont

2 comentários:

  1. Oi Kinder,
    Se não fosse um livro cheio de mistérios em um lugar bonito, não seria livro do Zafon, né?! hahaha.
    Ainda não tenho esse livro e me arrependi de não ter comprado ele junto com os outros. Amei a resenha *-*
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kinder *-*
      Exatamente, só amor pelo Zafón ♥
      Nossa compre, você vai adorar, é mais um livro incrível dele!!
      Beijos ♥

      Excluir

Comentários são sempre bem vindos e ajudam no feedback do blog ♥
Comentário com conteúdo de baixo calão ou preconceituoso, serão excluídos.